O escândalo da Proconsult – Quiseram roubar a eleição de 82

(Trechos do livro Brizola Tinha Razão, do jornalista FC Leite Filho – Editora )

No dia 18 de novembro de 1982, inconformado com a demora na divulgação dos resultados da eleição, em que era tido por todos como candidato vitorioso ao governo do Rio de Janeiro, Leonel Brizola procurou a imprensa internacional para denunciar uma tentativa de fraudar a apuração e declarar eleito o candidato do PDS Moreira Franco.

Mais tarde, o candidato do PDT foi à sede da Rede Globo de Televisão, no Jardim Botânico, no Rio, e exigiu espaço para falar. Ele via na emissora o braço direito da conspiração, pelo modo faccioso com que se comportou, ao desconhecer os resultados favoráveis a Brizola, que eram corretamente projetados pelo Jornal do Brasil; e a Rádio Jornal do Brasil.
______

Atualização: 25/10/14 – 20:22 hs

O alerta do Professor Rezende, da UnB, sobre fraude na urna eletrônica deste 2o. turno presidencial de 2014
Governador Tarso Genro denuncia golpe eleitoral no 2o. turno

Nova entrevista de Osvaldo Maneschy: 100% de nossas urnas eletrônicas são inseguras, pois é possível desviar votos de um candidato para outro

Por que máquinas de votação podem fazer amplo estrago (Lauren C. Williams)
As pesquisas se desmoralizam mais ainda

Como se montam as fraudes eleitorais
_______

Última entrevista de Maneschy: 08/10/2014:

_______

Como se verificou depois, segundo denúncias que também partiram de funcionários da própria Rede Globo, as Organizações Globo, juntamente com o SNI estavam envolvidas naquilo que mais tarde se tornou conhecido como a Operação Procconsult.

Esta operação, que levava o nome da empresa encarregada de proceder à apuração do Rio de Janeiro, a Proconsult-Racimec – de propriedade de antigos oficiais de informação do Exército – tinha como objetivo virar na marra os resultados em favor do candidato do Governo federal na época, Moreira Franco.

———–

Há 32 anos, o JB denunciava a Proconsult. Reportagem do velho jornal que passou para a Internet

Videoentrevistas de Osvaldo Maneschy sobre as novas Proconsult (1) (2)

Áudio da Entrevista de Brizola à Globo (A partir da trilha 23:18)
————-

Proconsult e livro Brizola Tinha RazaoA estratégia consistia em sonegar os resultados da capital, a cidade do Rio, que reúne mais de dois terços do eleitorado do Estado, e onde Brizola obteve cerca de 70% dos votos, e só divulgar uma média das apurações do interior, onde Moreira era majoritário, com as da periferia e parte da capital, de modo que situasse sempre Moreira Franco à frente dos votos. Isto era para infundir no público a convicção de que Moreira Franco e não Leonel Brizola ganharia a eleição.

Da contenção dos resultados da capital, a Proconsult passaria para a inversão pura e simples dos mapas eleitorais, em favor de Moreira .Franco, na proporção que o público fosse trabalhado subrepticiamente pela Rede Globo a achar que o candidato do PDS, que já fazia declarações nas emissoras de rádio e televisão na qualidade de virtual governador, tinha sido mesmo o vitorioso.

As denúncias de Brizola, que logo chegaram à opinião pública nacional acabaram provocando grande impacto popular, com reações nas ruas do Rio contra os veículos das Organizações Globo que não incluam somente a televisão, mas o jornal O Globo e a Rádio Globo.

Pressionada por aquilo que ameaçava se transformar numa rebelão popular de proporção nacional contra a Globo, a emissora não teve outra saída, senão conceder espaço a Brizola para fazer a denúncia e abortar a conspiração contra as urnas, em plena cidade do Rio de Janeiro. E isto foi feito no horário de depois das 22 horas daquele dia 18 de novembro de 1982.

Ali mesmo, Leonel Brizola assegurou a verdade eleitoral. Logo depois de sua entrevista, á tarde, aos correspondentes estrangeiros, a Globo passou a admitir que Brizola encaminhava-se para chegar à frente dos votos e não mais Moreira Franco, como a emissora vinha insinuando, desde o início da apuração, que tentou esconder, juntamente com o SNI.

Até à noite de 18 de novembro, os resultados chocavam-se violentamente com os da Rádio Jornal do Brasil;, que projetou a vitória de Brizola sobre Moreira Franco, com mais de 100 mil votos de vantagem, desde o término da votação, no dia 15 de novembro.

A fala de Brizola na Rede Globo teve um efeito tão fulminante, que a emissora se viu obrigada a suspender, no outro dia, 19 de novembro de 1982, toda a programação eleitoral, que incluía inserções quase de hora em hora sobre a marcha da apuração, a partir de um grande aparato, em que havia até computadores dentro do estúdio, para manuseio dos apresentadores. Os resultados eleitorais passaram então a ser divulgados, agora com correção, dentro dos telejornais.

1 COMENTÁRIO

  1. ====Veja também: Especialista e professor da UNB, Diego Aranha diz que urna eletrônica é insegura; assista Mais de 50 países já rejeitaram as urnas eletrônicas brasileiras devido à baixa confiabilidade Documentário da HBO denuncia fraudes, manipulações e fragilidades em urnas eletrônicas; assista – Tribunal alemão considera urnas eletrônicas inconstitucionais EUA multam Diebold, fabricante das urnas eletrônicas brasileiras, em R$112 milhões por corrupção – “A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explicou Rangel em linhas gerais. As informações, conforme relatado, chegaram a “chocar” inclusive críticos e especialistas nas fragilidades do sistema.

    O hacker declarou que não atuava sozinho, fazendo, portanto, parte de um grupo que utilizava de informações privilegiadas relativas ao sistema da Oi, alterando resultados antes que fossem registrados pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Rangel está vivendo sob proteção policial e já prestou depoimentos à Polícia Federal.

    Denunciou, inclusive, que o deputado Paulo de Melo (PMDB), então presidente da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – seria um dos beneficiados.

    Para Fernando Peregrino, coordenador do seminário, a despeito de tantas denúncias, a polícia em geral não confere foco às mesmas pelo fato de que as urnas eletrônicas brasileiras representam o cerne da democracia no Brasil.

    No mesmo seminário, a Dra. Maria Aparecida Cortiz relatou dificuldades de fiscalização criadas pela própria Justiça Eleitoral, a qual atuaria inclusive no abafamento de escândalos de fraudes. Discorreu, entre outros, sobre casos de fraudes na Bahia, no Maranhão, em Londrina (PR) e em Guadalupe (PI). O encontro será transformado em um livro e, também, dará origem a um documentário sobre o tema, além de novas reuniões.

    Leia mais a respeito no artigo Urnas Eletrônicas: tema repleto de acusações, fraudes, ameaças e denúncias”, clicando aqui.

    Qual é a sua opinião a respeito do sistema eleitoral brasileiro? = Marcos CamponiFolha Política. Com informações de PDT, Viomundo, Canal contra corrupção. ==================================
    Assistindo a TV, sobre a reportagem que segundo ás 22,30h iria ao ar pela TV-Canal 7, o comentário era sobre as drogas. Mulheres e homens viciados, meninas grávidas bem jovens quando seus filhos já nascem drogados, dopados, e rejeitam inclusive amamentação… que desde que nascem já tem convulsões… ai eu pergunto, até onde vai essa sem-vergonhice do governo de todas as esferas (federal, estadual, municipal) que a cada eleição apresentam um ‘paraíso’ de iniciativas resolutivas desses problemas… LEMBRO-ME que em 61 – eu tinha 10 anos – militares tentaram impedir a posse de Jango, mas já em 1955 a posse de Juscelino – O marechal Henrique Teixeira Lott se pôs à frente das Forças Armadas e garantiu a posse de Juscelino. Todas essas tentativa culminaram em 1964 com o golpe militar, Jango foi deposto, pelo congresso podre que está aí até hoje… Veio a abridora, o Brizola do exílio, o General Golbery e o atual deputado preso do Mensalão Roberto Jefferson tomaram o PTB do Brizola e o deram pra ‘dona redonda’ Ivete Vargas… veio as eleições indireta Eleito Tancredo Neves, com o Sarney da Ditadura de vice, Tancredo morreu na véspera – como faz o peru – Sarney está lá até hoje… e sua filha envolvida em escândalos… Depois veio as eleições votaram no Collor, depois na FHC depois no Lula 2 vezes, depois na Dilma… O do Congresso envolvido até o pescoço no lamaçal da corrupção desvia de verbas, rombo – rouba – na Petrobras… 20 Bilhões do BANESTADO, sem ninguém saber o fim dessa roubalheira… Homens do partido do Governo presos por ladroeira, corrupção… o Lula milionário até com avião, seu filho milionário… a Dilma compra casa no Rio Grande de 5 Milhões com um salário mensal de 22.000 R$, OS MENORES DO BRASIL MERGULHADOS NA CRIMINALIDADE, NA PROSTITUIÇÃO, QUE OS MEIOS TELEVISIVOS FIZERAM APOLOGIA A ISSO, A EDUCAÇÃO UM CAUS… AS TVs MOSTRAM MULHERES E HOMENS SEMINUS, DANÇANDO SE REBOLANDO, E ARTISTA GANHANDO FORTUNAS… ISSO SIGNIFICA A JUVENTUDE MERGULHADA NAS DROGAS, AS ESCOLAS ENSINAM QUE O HOMEM DEVE CASAR COM HOMEM E MULHER COM MULHER… E ESSES QUE ASSIM PROCEDEM NÃO PODE GERAR FILHO E QUEREM ADOTAR FILHOS DE HOMEM COM MULHER… ISSO SIGNIFICA UM PAÍS CUJAS AUTORIDADES SÃO QUASE NA SUA TOTALIDADE CORRUPTAS, PSICOLOGICAMENTE INCAPAZES… DEBELÓIDES, AFASTADOS DA VERDADE… VEJAM O BRIZOLA FEZ 536 ESCOLAS (CIEPs) COISA DE PRIMEIRA QUALIDADE, MAS NINGUÉM MOSTRA NA TELEVISÃO… OS POLÍTICOS MAIS MENTIROSOS QUE NUNCA, meninas com 14 anos engravidando e tomadas pelas drogas, sem vontade de lavar a louça pra mãe, artista envenenando o povo com canções pornográficas – infernais – as ‘donzelinhas’ e ‘donzelinhos’ não podem trabalhar a partir dos doze anos de idade, mas pode prostituir-se… Cometem crimes e são tratados de’ infratores’, DEPOIS JOGAM A POLÍCIA, O EXÉRCITO EM CIMA DESSA MARGINALIDADE, POR QUE NÃO LHES DERAM ENSINO-LABORAL – APRENDENDO-FAZENDO – desde cedo adolescentes… E os que se dizem profissionais aparecem nos meios de comunicações ‘dando aulas de como resolver os problemas que eles mesmos geraram-proporcionaram por seu estado deplorável que vivem… E a cada dia que passa mais aumenta a iniquidade, prostituição, crimes de todas as ordens-natureza… Uma vergonha, uma incompetência das autoridades… Pobre povo brasileiro. Um cantor que ‘gerou’ uma música – composição – ‘AI SE EU TE PEGO’ E É ESSA COISA INFERNAL A MAIS ‘VENDIDA’ COMPRADA, OUVIDA NO MUNDO o nome dessa ‘diabólica’ faz tal sucesso por que ‘insinua ato sexual… Isso é o retrato do estágio ‘estado’ de podridão das mentes na atualidade… Ou seja, tudo o que não prestas é objeto de apreciação coletiva exceto aquele que ainda não se contaminaram de tal forma… E aqueles que crendo no Deus Verdadeiro foram por Ele libertos-libertados dessas infernais produções… Por esta oportunidade é só. (advogado Job Campagnolo – Chapecó-SC).”=======

DEIXE UMA RESPOSTA