O jornalista italiano Giulietto Chiesa, um dos maiores experts internacionais em Rússia e ex-União Soviética, esteve três dias na base militar, perto de Latakia, e outros locais estratégicos da Síria, testemunhando as operações russas contra o Estado Islâmico, também conhecido como Daesh.

Deste ponto saem sem parar os super-caças Sukhoi, os mais caros e eficientes do mundo e de fabricação própria, para buscar alvos, na imensidão territorial em que atua o EI, hoje ocupando partes de território sírio e iraquiano.

“Nestes três dias”, afirma Chiesa, “consegui descobrir muitas coisas importantes, inclusive que a base síria dos russos é uma obra-prima de organização e eficiência. Atingiu 5.700 missões de bombardeio, com mais de 10 mil alvos militares atingidos, em menos de quatro meses”.

O vídeo acima, acompanhando os passos do jornalista, em terra e mar, foi produzido pela pandoratv.it, um site da internet administrado pela equipe de Chiesa. Dela, faz parte o brasileiro Paolo De Santis, com o qual o Café na Política está estabelecendo uma parceria (veja aqui um de nossos vídeos já traduzidos), com legendas em inglês, russo, espanhol, francês, italiano e português.

Giulio Chiesa reconhece que o empreendimento é  custoso e altamente arriscado para a Rússia, mas tem uma certeza: “Damasco não vai cair. A Rússia revirou o campo de batalha como uma luva, e tem acumulado dividendos políticos e diplomáticos, inclusive de imagem, em amplos setores da opinião pública ocidental”.

Outras 30 equipes de TV estrangeiras foram convidadas para a mesma missão na Síria, tendo a auxiliá-los o major-general Igor Koroshenko, chefe de comunicações do Ministério da Defesa russo, que diz a certa altura:

“Temos muitas fontes de informação que nos permitem evitar erros (indiscriminados). São informantes sírios no chão, a quem se juntam profissionais de outros grupos armados passando ao lado de Damasco, contra os rebeldes de Daesh. Dispomos ainda dos nossos drones, a baixa altitude e das fotos dos satélites e de nossas aeronaves em alta altitude, sempre em alta resolução.

  • Tradução Paolo De Santis

——
Observação -Para obter a tradução do original em italiano, o internauta tem de escolher a opção, na janela youtube, fazendo click na pequena engrenagem que localizada em baixo no lado direito da tela de youtube. Antes seleciona “Legendas”  e selecionar o idioma. Logo, nas opções que se vêem na segunda figura, pode-se escolher, por exemplo, “Português” ou “Portoghese” .

1 COMENTÁRIO

  1. 1- Bom a Rússia entrando neste jogo atrapalhou os planos dos E.U.A não permitindo pelo menos por enquanto que o império e seus aliados tomem conta da região . Os E.U.A tentam derrubar a Rússia em duas frentes a 1 através da Ucrânia , e da Síria

    2- Os Estados Unidos anunciaram ontem (2) um aumento significativo das verbas para despesas militares, destinadas a contrabalançar o poderio russo, aumentar a presença norte-americana no Leste europeu e à luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico..

    O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Defesa norte-americana, Ashton Carter, adiantando que o total para despesas militares para o ano fiscal de 2017 será de US$ 583 bilhões.

    O montante ultrapassa significativamente o de qualquer outro país, sendo mesmo maior do que os gastos militares dos oito países que se seguem na tabela mundial.

    Notícia do site http://www.defesanet.com.br / Data 03 / 02 / 2016 / Referente ao ponto 2

    3- Boa Leite Filho espero mesmo que vocês responsáveis por este Blog tenham sucesso nesta tentativa de parceria , tomara que de certo .

    4- Bom Leite permita – me alguns comentários para finalizar

    As próximas guerras já em andamento são : Ciberespaço / Guerras Climáticas
    pesquise sobre um tal de Projeto chamado HAARP na sigla em Inglês que significa

    Programa De Investigação Da Aurora Ativa de Alta Frequência
    parece maluquice mas é a mais pura verdade , bom vamos em frente . O dos E.U.A foi desenvolvido pela Marinha americana e pela Força aérea americana ( USAF ) já faz algumas décadas
    que eles E.U.A vem testando e aprimorando está arma de guerra .

    Mas não são só os americanos que tem as Chamadas Instalações HAARP existem outros países que as tem também são esses . ( E.U.A tem varias dessas instalações HAARP no país de vários tamanhos umas são bem grandes e ocupam áreas grandes, com formatos de quadrados e outras formas geométricas e outras instalações são mais discretas . )

    Instalações HAARPS Pelo Mundo
    E.U.A [ Gakona estado do Alasca possivelmente existem outras instalações HAARP nos E.U.A mas não posso garantir confiabilidade na informação por isso não citei mais um estado americano.

    5- Leite Filho tenho o nome de outros países que possivelmente tem essas instalações chamadas de HAARP mas como citei não posso garantir confiabilidade nas informações, você tem interesse em permitir que eu possa estar citando esses outros países em aspecto para pesquisas futuras , reflexões ,debates etc neste mesmo aspecto de comentário ? aguardo uma sinalização do sr: ? forte abraços a todos até mais ….

DEIXE UMA RESPOSTA